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Suhas Kshirsagar_

Sobre

O Dr. Suhas Kshirsagar, B.A.M.S., M.D. (Ayurveda) é um Médico e Professor Ayurvédico de renome. É o Diretor do Ayurvedic Healing and Integrative Wellness Clinique no norte da Califórnia, e Autor dos livros: “Dieta da Barriga Quente” e “Mude de Horário, mude de vida“.
É formado 
em medicina ayurvédica e completou a sua prática de três anos como M.D. (doutorado em Medicina Interna Ayurvédica), recebendo uma medalha de ouro na prestigiosa Universidade de Pune.

É conselheiro e consultor no Chopra Center e membro do corpo docente de várias instituições ayurvédicas.

Mais sobre o Dr. Suhas em: www.drsuhas.com
Produtos e serviços em: www.ayurvedichealing.net

Palestra: ayurveda e a Cronobiologia (eng*)

04 de Março, 18h00

Compreender o ritmo circadiano do corpo ajuda-nos a definir um programa diário que nos permite dormir o número certo de horas, comer os alimentos certos na hora certa e fazer exercício diário suficiente para nos manter focados e em forma. 

A maioria das pessoas segue um programa moderno que as faz trabalhar 13 horas por dia, interagindo com os social media ou um aparelho electrónico o dia todo. A maioria tende a trabalhar até muito tarde. Também tende a comer pouco na primeira metade do dia e depois comer demasiado ao anoitecer ou mesmo pela noite dentro. Isto funciona contra a fisiologia natural do nosso corpo. 

O nosso corpo precisa de calorias na primeira metade do dia, quando a luz do dia está a ficar mais forte. E precisa de muito poucas calorias depois de anoitecer. Comer muito tarde contribui para insónia, problemas intestinais, azia e ronco. Contribui para problemas metabólicos e interfere com a capacidade do organismo de produzir a serotonina e as hormonas necessárias para o dia seguinte.

Fazer a sua maior refeição a meio do dia elimina todos estes problemas. Isto permite que o trato digestivo descanse melhor durante a noite. Ao desconectar numa hora razoável e dormir bem antes da meia-noite todas as noites, está a dar ao seu corpo e cérebro o descanso que ele precisa. 

A insónia desaparece quando desliga a TV e guarde o smartphone às 21h. Se come na hora certa e dorme na hora certa, então irá encontrar o humor e os níveis de energia que precisa. Terá mais foco no trabalho. 

A ciência mais recente está a validar estes conceitos ayurvédicos. Listei vários estudos no meu livro “Mude de horário. Mude de vida” para destacar a importância da cronobiologia e da sua aplicação. Quando a sua agenda está fora de controlo, todo o seu corpo sofre.

* as palestras em língua inglesa serão traduzidas em simultâneo para português

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