Deprecated: Constant FILTER_SANITIZE_STRING is deprecated in /home/rp3ajsrl/encontroayurveda.amayur.pt/wp-content/plugins/timetable/class/sp-bookings.class.php on line 147
Prof. Dra. Mariana Seabra – Encontro Internacional de Medicina Ayurveda
Logo9Evento_3 short
Mariana Seabra


Sobre

A Professora Doutora Mariana Seabra é doutorada em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e docente na mesma Universidade desde 2008. É também formada em Terapias do Āyurveda e Nutrição Ayurvédica, tendo estagiado na Suraj Ayurvedic Clinic, em Pune, Índia, sob a supervisão do Dr. Ganashyam Marda. Possui ainda estudos complementares em Filosofia, Sânscrito e Yoga. A par da sua atividade docente, dedica-se à investigação na área de Padārtha Vijñāna (a chamada “Física do Āyurveda”), sendo autora de diversos artigos científicos.

Palestra: Fundamentos do Āyurveda Caraka e Suśruta

05 de Março, 16h15

Desde os primeiros grandes sistematizadores do Āyurveda que existiu a preocupação em
estabelecer um modelo descritivo e explicativo da realidade, assente numa base lógica, que
permitisse uma boa prática de diagnóstico e tratamento. 

No contexto do Āyurveda, este modelo denomina-se Padārtha Vijñāna e está para o Āyurveda tal como a biologia e a química estão para medicina ocidental, ou como a física e a matemática estão para a engenharia.

Assim, nesta comunicação oral irão ser apresentadas algumas das passagens relevantes dos
tratados Caraka Sāṃhitā e Suśruta Sāṃhitā em que este assunto é abordado. Adicionalmente, será ilustrada a importância prática dos conceitos definidos nestas passagens, tal como o aprimoramento do diagnóstico, a elaboração da dieta ou o desenvolvimento de novos medicamentos.

com o apoio

patrocinadores